Início > Imperdiveis, Japoneses, São Paulo > Sukiyaki House – pra comer um ótimo PF japonês na Liberdade

Sukiyaki House – pra comer um ótimo PF japonês na Liberdade


Tem dias que a única coisa que me faz feliz é uma comidinha  bem gostosinha com cara de feita pela batchan (avó em japonês)!

Bem, eu tenho muitos dias assim! E aí, eu apelo, já que não tenho mais batchan: corro pro Food Center na Rua da Glória, 111, na Liberdade. É lá que fica o Mugui (que já falamos aqui) e também o Sukiyaki House.

Agora é a vez de falar da casa do Sukiyaki, que é um prato típico de inverno, feito de muitos legumes e carne e que se prepara num fogareiro na própria mesa. Eu adoro também, mas o que me faz sair de casa pra ir lá é o Teishoku da Casa, ou seja, o PF japa!

A gente define de prato feito porque tem o básico pra fazer qualquer pessoa muito feliz e satisfeita:

-Tem gohan (o arroz japonês grudadinho, cozido apenas com água e sem tempero algum. Pode parecer sem graça, mas japa que é japa não vive sem e come com tudo: com pastel, churrasco, lasanha, tudo mesmo!);

– Tem missoshiro (a sopinha de massa de soja com tofu e cebolinha. Em versões incrementadas pode ganhar vôngole, tirinhas de ovo frito e/ ou macarrão)

– Tem um peixe grelhado (geralmente anchova que eu amooo!)

– Tem tempurá (camarão, couve-flor, vagem, cenoura, batata-doce, cebola, tudo empanado separadamente e frito)

– Tem croquetes de batata com carne: o melhor croquete do universo! Se você odeia comida japonesa, vá só pra comer o croquete. A massa é levinha, só de batata, com carne na medida. É do tipo fritura bem feita, bem sequinha. Maravilhoso com uma gotinha de shoyu!

– Tem saladinha de moyashi com ovo de codorna: moyashi é broto de feijão. Ô, dilícia!

– E tem sunomono: conservinha de pepino com gergelim preto!

(e se você acha que comida japonesa precisa ter sashimi sempre, peça o Teihoku Especial, que vem com fatias saborosíssimas de salmão – mas aí precisa chegar cedo pq acaba logo!)

Bem, pra começar a conversa, a gente sempre pede o hiyayako: tofu com shoga e neguí. Ou seja, queijo de soja (no caso do Sukiyaki House é do tipo okinawa, que tem uma textura mais firme e um sabor não tão suave), gengibre raladinho e cebolinha cortada bem fininha. E depois vem o teishoku…

Vejam só a sequência maravilhosa:

tchawans, ohashis, e o tsukemon de entradinha

tchawans, ohashis, e o tsukemon de entradinha

Hiyayako - tofu, gengibre e cebolinha

Hiyayako – tofu, gengibre e cebolinha

teishoku de anchova

teishoku da casa

Na parte de cima da foto: o pote maior tem arroz, o pote menor tem um molhinho do tempura ao qual se acrescenta gengibre, cebolinha e nabo ralado e ao lado tem a sopinha missoshiro.

IMPERDÍVEL!

Ah, o preço? A gente costuma dividir isso tudo por dois e pedir dois refris. Dá cerca de 30 reais por pessoa! E o atendimento? É muito simpático, com jeitão de família. Os donos são muito gente boa e estão sempre por lá.

Um detalhe importante: se você é do tipo que acorda tardão aos sábados, o Sukiyaki House é o lugar ideal pra comer na Liberdade, pois na região, é um dos poucos que serve almoço até as 16h.

Sukiyaki House
R. da Glória, 111 – Liberdade
Tel: 11 3106 4067

  1. Ainda sem comentários.
  1. 27/02/2014 às 11:39 AM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: