Início > Bebideeenhas, Bolivianos, Eventos Especiais, Imperdiveis, Peruanos, São Paulo > Feira da Kantuta – a Bolívia está logo ali no Pari!

Feira da Kantuta – a Bolívia está logo ali no Pari!


ADOREI!

Adorei tudo na Feira da Kantuta!
(exceto os milhares de guardadores de carro logo na chegada da feira, odeio flanelinhas!)

Faz muito tempo que queria ir nessa feira, mas a preguiça de acordar antes do meio-dia num domingo me impedia fortemente! Até que num dia de muita coragem e desprendimento, consegui arrastar o Cabeça nesta empreitada e lá fomos nós em direção ao bairro do Pari, zona norte de SP.

A chegada foi meio estranha, confesso! Além dos guardadores de carro correndo na nossa direção como se fossem fazer um arrastão, logo percebi que éramos os únicos ‘turistas’ brasileiros (ou nipo-brasileiros, como preferir) a circular pela região. Sempre digo pro Cabeça que a gente tem cara de turista em qualquer lugar, mas ali naquele dia foi incrível! Só tinha boliviano e…a gente! (o que é bom sinal, afinal, seria suspeitíssimo uma feira boliviana cheia de chinês, sei lá!).

A feira da Kantuta acontece na Praça Kantuta, e a praça meio que fecha pra passagem de carros e vira um grande espaço fechado a céu aberto. Só por isso, já tava achando uma delícia, afinal, eu tô acostumada com uma São Paulo caótica, de muito trânsito, de movimento e buzinas o tempo todo. E, a praça, mesmo ficando pertinho da Avenida do Estado e da Marginal Tietê, se isola num clima muito agradável, calmo, com cara de bairro, de cidade do interior.

Ao redor da praça ficam as barraquinhas de comes, bebes e artigos de várias partes da América Latina. No centro da Praça, um alto-falante, música típica boliviana de fundo, com alternância de danças, cantos e até proclames em espanhol. Tudo pra você entrar no clima total!

Neste passeio, tínhamos dois objetivos: almoçar alguma coisa típica boliviana e tentar encontrar Inca Cola (aquele refri peruano que eu tanto falo neste blog!).

Pra vcs terem uma idéia, olha o esquema das barraquinhas:

Feira da kantuta_barraca

Feira da kantuta_barraca

Bem começamos a dar a volta na Praça quando meu radar estomacal começou a apitar! Olha só o que tavam vendendo:

Chichas!

Chichas!

Vejam bem a lista:

– Zuco de linaza: eu perguntei pro oráculo (google) o que era exatamente essa palavra “zuco”, mas não encontrei nenhuma resposta consistente, sendo assim, me sinto na liberdade de teorizar que é “suco” mesmo, só que escrito com sotaque espanhol, uma vez que o “Z” em espanhol pode ser lido com som de “s”. Linaza é linhaça mesmo. Ou seja: suco de linhaça! Ó que máximo!

– Fresco de mocochinche, fresco de manzana y piña:  essa palavra ‘fresco’ quer dizer fresco mesmo, ou seja, é pra deixar claro que são sucos ‘naturais’ digamos. Manzana y piña quer dizer maçã e a abacaxi, olha que legal a mistura! Agora mocochinche…que engraçado a moça tentando me explicar, ou melhor dizendo, que engraçado eu tentando entender. Tive que sacar o celular e procurar na internet pra confirmar se eu tinha entendido certo! (e num tinha). Mocochinche é uma bebida feita à base de pêssego desidratado…parece bastante aquela calda melosa do pêssego em calda, sabem?

– Chichas de quinua e de maní: amo! Amo a idéia de chicha, que usualmente, são bebidas fermentadas feitas a base de alguma planta ou semente que a gente nem cogita que dá pra fazer. A exemplo destas: chicha de quinoa e chicha de amendoim!

Depois de encher a moça de perguntas em bom portunhol, decidimos pela chicha de amendoim:

Chicha de maní (suco de amendoim)

Chicha de maní (suco de amendoim)

Atravessando a pracinha, demos de cara com a barraca de Doña Vicky, uma das mais disputadas:

Barraca Doña Vicky

Barraca Doña Vicky

E foi lá que almoçamos! Olha só as opções:

Menu da Doña Vicky

Menu da Doña Vicky

Na dúvida, olhamos pras mesas ao redor e pedimos igual ao da maioria: Lechón al horno, pero con milho boliviano e batata.

Vejam que escândalo:

Lechón al horno con batata y milho boliviano

Lechón al horno con batata y milho boliviano

Não se deixe levar pelas aparências! Tá com uma cara meio estranha, mas tava uma dilícia! Difícil é comer com talher de plástico! Mas, a Dona Vicky é tão simpática que nos ofereceu um talher de metal quando viu a nossa falta de habilidade, he, he… Mas, no final das contas, acabamos comendo com a mão mesmo…e chupando os dedos! Os ingredientes em si não tem nada de mais. Carne de porco, batata bolinha e um milho grande. Agora, os temperinhos e as pimentinhas…UAU!

Pra beber, pedimos o suco de mocochinche! Aquele de pêssego desidratado, que na versão da D. Vicky vem com canela.

Continuando o tour pela Feira da Kantuta, encontramos Don Carlos e sua barraca de saltenhas com caldinho…sim, eu disse, com caldinho! A gente já tinha comido muito na barraca da D. Vicky, mas a curiosidade, assim como a propaganda, bateu forte!

Vejam só:

saltenhas de Don Carlos

saltenhas de Don Carlos

Pedimos uma de carne e outra de pernil. Olha o caldinho:

Saltenha do Don Carlos - pimentinha show de bola!

Saltenha do Don Carlos – pimentinha show de bola!

Saltenha do Don Carlos - olha que bonita!

Saltenha do Don Carlos – olha que bonita!

Saltenha do Don Carlos - olha o caldinho!

Saltenha do Don Carlos – olha o caldinho!

Esse negócio é bom mesmo! Até ficamos com vontade de levar uma meia dúzia pra viagem!

E assim acabou nossa excursão pela Bolívia, digo, pela Feira da Kantuta! Ah, só pra reforçar: vale super a pena visitar a Feira, especialmente pra quem tá estudando espanhol! A maior parte dos comerciantes fala quase nada de português, mas são extremamente simpáticos.🙂

Feira da Kantuta
Praça Kantuta – Pari
A partir das 11h.
Perto do Metrô Armênia

ps. Achei Inca Cola numa barraquinha, R$6 a garrafinha de 600ml!!!!

  1. Agnes Assao
    25/06/2012 às 10:55 PM

    Don Carlos, o sabor MÁGICO!!! Deu caldinho na boca…pegou essa?? humm…

  1. 27/02/2014 às 11:39 AM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: