Início > Peruanos > Comendo no Peru – memória roubada

Comendo no Peru – memória roubada


Eu gosto muito do Peru. De verdade. Vááários motivos (vou fazer a enigmática)!

Mas…pra abreviar a história, vou contar logo que durante essa viagem teve muito choro e lágrima. Uma das razões foi o roubo da minha câmera fotográfica.

Ironicamente, a “negativação do objeto referido” (como diriam os ‘poliça’ que vim a conhecer posteriormente), ocorreu durante uma procissão religiosa, na qual eu gritava numa mistura de êxtase católica (?!) e curtição: “Viva San Martin! Viva San Martin!”.

Isso aconteceu praticamente no último dia de viagem, depois de semanas fotografando almoços, jantares e várias escapadelas gorditas. Como não existe um advérbio apropriado o suficiente para introduzir a próxima declaração, vou dizer secamente: “não fiz backup, lancem sobre mim seus olhares de julgamento!”.

Por isso esse intervalo tão grande desde a última postagem. E, pode parecer exagero, mas quando te roubam ‘lembranças’, dói…machuca…magooooa! Ainda mais quando (como é o meu caso), memória é o que  se tem de menos nesta vida!

Ah, pra completar esse sentimento de invasão e saque, tempo depois do meu retorno, fui assaltada (em SP mesmo) e levaram meu celular com as poucas fotos que haviam restado.😦

Relato (ou desabafo) feito…vamos a um dos pratos destaque nesta viagem:

eu comi!

Trata-se de um tipo de porquinho-da-Índia, chamado cuy, frito inteirinho. Muito apreciado pelos peruanos, estava no prato de 100% da galera durante um almoço festivo em Cusco. O interessante, pelo menos pra mim que sou super mega-metropolitana, é o modo como essa iguaria é vendida e consumida.  É assim mesmo como está na foto. Os vendedores amontoam os cuys em qualquer cantinho da rua (ou bem no meio dela), você escolhe, ele corta e põe num prato com outros complementos.

Você, igualmente, come na rua mesmo, em qualquer cantinho ou no meio dela. Muitos nem vendiam em barraquinhas nem nada. Era sobre um tecido estendido no chão! Eu já confessei que gosto muito do Peru, mas se a população tivesse mais algumas noções de higiene, eu num acharia ruim não.

Voltando ao cuy, o sabor é bem forte. Não tem muita carne, óbvio…mas a pegada é chupar a pelinha! O que me remete aos pelinhos! Sim, vem com alguns. Mas, no melhor espírito de estômago aventureiro, depilei-me de preconceitos e fui com vontade abocanhar a coxinha do dito cuy. Imperdível!

Só pra aproveitar a oportunidade, queria destacar também os 3 restaurantes de Don Gastón Acurio, mais renomado chef peruano, que tive o prazer de conhecer:

Panchita: fica no Bairro de Miraflores em Lima, tem clima mais familiar, os pratos individuais são gigantes. Comi Ají de Gallina, tipico e gostoso. Esse restaurante é ótimo para comer os pratos típicos mais roots com toda confiança de que está bem feito (e de acordo com as normas de higiene e tal…rsrs). Como o anticucho, famoso e de-li-ci-o-so espetinho de coração de boi! Pra condição de vida local, é um restaurante de luxo, mas se você tem bolso pra comer nos restaurantes de SP, vai se achar o primo rico por lá!

La Mar: tem no Brasil também, mas é absurdo ir até lá e não comer ceviche neste restaurante que é referência quando se fala desse prato essencialmente feito de pedaços de peixe marinados em limão e acrescido de cebola, pimentão e vários tempeirinhos. Definitivamente, ceviche poderia ter mudado a minha vida…  (a enigmática de volta!).

– Chicha: este fica em Cusco, tem climão de restaurante chic para gringos! Para a cidade, é um restaurante “olhos da cara”. Mas, de novo, aquela sensação de primo rico surge e vale muito para comer coisas do tipo carne de alpaca. Adorei! Comi em forma de carpaccio e também filezão. É macio e muito yammy! Levei minha professora cusquenha pra um almoço de despedida lá e, bem, melhor que comer bem, é poder dividir isso com alguém que gosta de comer bem tanto quanto você. O tiramisu de lúcuma tava deslumbrante!

E chega ao fim a saga nipo-brasileira-peruana!

Gracias, !muchachos!

Categorias:Peruanos Tags: , , , ,

Deixe uma Resposta

