Início > Brasileiros, Paraense, Restaurant Week, São Paulo > Restaurant Week 2011 – Restaurante Amazônia

Restaurant Week 2011 – Restaurante Amazônia


Égua! O jantar de hoje foi massa! O restaurante é  o Amazonia, a comida é regional do Pará e a localização é o bairro da Bela Vista em São Paulo. Sim, vizinho às várias casas típicas italianas.

Mas vamos direto à comilança.

Das 3 entradinhas possíveis, escolhemos:

– Bolinho de piracui (Gente, piracui é o que há! Trata-se de peixe seco, triturado e usado como farinha pra fazer, dentre outros, bolinho!)

Bolinho de piracui (ao fundo, pimentinha de cheiro amarela puxada no tucupi)

– Casquinha de caranguejo (Ai, que ironia! Quando estivemos no Pará, queríamos muito comer da carne de caranguejo que é super famosa na região, mas a venda estava suspensa no estado (a exportação tava liberada!)  por causa das péssimas condições de higiene nas quais o caranguejo era processado – contaram pra gente que foi um escândalo quando perceberam que a mordida dos caras que faziam a separação da carne e da casca é que contaminava o produto! Isso mesmo, a separação é feita na unha, ou melhor, literalmente, no dente!)

Casquinha de caranguejo

De pratos principais, pedimos o brochete de robalo ao molho de ervas e arroz com purê de mandioquinha e o filé de pirarucu com purê de banana da terra. Pontos altos: os 2 peixes e o purê de banana.

Devo comentar que adoro os nomes que as pessoas arranjam pra dar mais charme às coisas da gente como a gente! Pra quem ainda não conseguiu ligar o nome à pessoa, brochete nada mais é que o nome do corte da carne, que neste caso, era um peixe, o robalo, e estava bem temperadinho e com uma textura muito boa.

Brochete de robalo com purê de mandioquinha e arroz com ervas

Do filé de pirarucu, um comentário é mais que justo: tinha um crocantinho por fora que estava matador. Combinado à maciez do purê de banana da terra ficou perfeito! Super gostei.

Filé de pirarucu com purê de banana da terra

Das duas sobremesas, uma recebeu 10, outra 0. O pudim de tapioca com calda de cupuaçu levou a melhor. Tava leve, suave e sem furinhos (tenho uma amiga que odeia pudim com furinhos, então comecei a reparar neste quesito).

Pudim de tapioca com calda de cupuaçu

ps. reparem na decoração lá ao fundo!

O nota baixa do dia foi a opção de sorvete que escolhi do anunciado “Sorvetes de frutas regionais”. Já começou mal com a propaganda pseudo- enganosa. De prima, parece que vai rolar uma degustação de vários sabores. Mas aí, vem a revelação de que é preciso escolher apenas um sabor. Mesmo assim, a decepção dá tchauzinho rapidamente quando descobrimos que se trata dos sorvetes da Cairu, a sorveteria mais bacana de Belém. Escolhi castanha-do-pará, que pela minha memória era imbatível.

Sorvete de castanha-do-pará

Acontece que o gosto e, principalmente, a consistência e textura não foram nem de perto os mesmos que guardei no coração. E, posso garantir que essas doces recordações foram bem acuradas nas incansáveis incursões que fizemos à Cairu.

Vale destacar o atendimento muito gentil que acompanhou toda a nossa estada no Restaurante Amazonia e também #ficadica de um lugar pra levar os parentes e amigos estrangeiros. Nos finais de semana e feriados, tem um bufê de 7 pratos clássicos (R$ 55/pessoa), entre eles os hits: pato no tucupi, maniçoba e filhote.

Por hoje é só, pessoal!

Acompanhe a gente neste tour de comilanças: @estomagofeliz.

Retaurant Week 2011  – Restaurante Amazônia

R. Rui Barbosa, 206

Bela Vista – São Paulo

http://restauranteamazonia.wordpress.com/

  1. Patrícia
    23/03/2011 às 10:41 AM

    Fiquei com vontade de ir!

  1. 26/03/2011 às 8:16 PM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: