Início > São Paulo, Variados > Conhece a Rosa Maria?

Conhece a Rosa Maria?


Nós conhecemos num almoço de sábado! Ou melhor, conhecemos um pouquinho de sua história e muito de sua farofinha de banana! Já passava das 4 da tarde quando tomamos coragem pra sair de casa em busca de uma comidinha gostosa e, principalmente, de um lugar com ar condicionado (parêntesis pra dizer que estes dias me lembram demais a – literalmente – calorosa temporada que passamos em Belém!).

E assim, chegamos ao restaurante Rosa Maria, um lugarzinho muito agradável, de atendimento simpatissíssimo e, o melhor, ultra fresquinho! Escolhemos uma mesinha no andar superior, nesse horário o restaurante já tava bem calminho. Logo de cara, uma moça bonita e bem simpática nos apresentou  ao garçom que iria nos atender. Ele também fez bonito, foi atencioso e sem exageros. Nos contou um pouco da história da Rosa Maria e trouxe o menu.

Atualmente, além dos pratos usuais, há um menu de verão. Dele, escolhemos como entrada um gaspacho e do menu “de sempre” um ceviche. A sopinha fria de tomate e pimentão estava ótima. No ponto. Já o ceviche… Bem, houve controvérsias. Eu achei que o tempero tava acentuado demais, que tinha cebola e ervinhas demais, o limão também achei demais. Não deu pra sentir o peixe. Já o Cabeça de Gordo achou tudo ok (coma o ceviche e volte aqui pra nos dar sua opinião, por favor). As duas entradas vieram acompanhadas de
torradas.

Gaspacho

Ceviche à Rosa Maria

De principal, pedimos paleta suína à Torremocha com farofa de ovo na manteiga com banana. Agora vamos às explicações: Torremocha é uma região da Espanha de onde vem o modo de preparo da paleta. São 24 horas de forno, fogo baixinho. Daí vem o tempero e mais umas horinhas de forno. Desmancha na boca, meu povo!!! A farofinha é o que há nessa combinação! Suave, molhadinha, equilibrada na banana e na manteiga. Ela é toda elogios. O atencioso garçom explica: seguindo a tradição de d. Rosa Maria, os pratos são fartos, dá pra dois tranquilamente, e vêm em travessas pra gente mesmo se servir.

Minutinhos depois vieram as travessinhas e fatias de pão francês pra gente “chuchar” no molho da paleta. Que ideia ma-ra-vi-lha! Nos deliciamos e comemos tudo que foi possível. Mesmo assim, ainda restou o suficiente pra gente levar uma quentinha pra casa.

Paleta suína à Torremocha

Farofa de ovo na manteiga com banana

Infelizmente, não coube a sobremesa. Então fica aqui a dívida de voltar lá pra completar a refeição e fazer um adendo neste post. Na hora da conta,  conhecemos um dos donos do Rosa Maria e ele completou a história sobre a senhorinha portuguesa, pioneira na publicação de um livro de culinária. Mesmo sem parentesco algum com os donos, d. Rosa Maria é forte lembrança da infância de dois dos sócios, uma vez que a mãe deles cozinhava usando basicamente esse livro.

Gente, olha a combinação: comida boa, preço justo, atendimento atencioso, farofinha matadora.

Nesse almocinho de sábado à tarde pra duas pessoas (entrada + principal + bebidas) gastamos R$99.

O restaurante Rosa Maria fica na rua Purpurina, 107, na Vila Madalena. Bem na esquina com a rua Harmonia.

Gostou deste post? Então, siga-nos no Twitter: @EstomagoFeliz

Ps. Por coincidência, hoje vi que o restaurante Rosa Maria está no Groupon. Aproveitem pra pagar mais baratinho e voltem aqui pra comentar se concordaram ou não comigo!

Categorias:São Paulo, Variados
  1. Denis
    09/02/2011 às 9:08 AM

    Farofa de banana com carne de porco é o que há! Com molhinho grosso como esse então… Dispensava entrada e sobremesa fácil.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: