Início > Árabes, Imperdiveis, São José dos Campos, Vale do Paraíba > Al Badah: um dos nossos restaurantes árabes preferidos!

Al Badah: um dos nossos restaurantes árabes preferidos!


Uma das melhores lembranças de São José dos Campos é o Al Badah, um companheiro naquelas noites de jantar após 10hs da noite (em SJCampos, você não encontra quase nada aberto após este horário).

Durante muitos anos, batemos ponto neste que é um dos meus restaurantes árabes preferidos. Íamos quase diariamente lá.

Em homenagem ao Al Badah, preparamos uma série especial de fotos, com nossos pratos favoritos (vocês verão que são quase todos!!!!).

Primeiramente, devo dizer que o Al Badah possui várias unidades. Uma em cada Shopping da cidade, outra em Caraguatatuba e acho que tem mais algumas. Entretanto, a nossa escolha sempre foi a da Vila Ema, na esquina da Rua Serimbura com a Heitor Vila Lobos.

Nesta unidade, por exemplo, você pode tomar o suco Al Badah, uma mistura de suco de acerola com uva (não tem nas unidades dos shoppings):

Suco Al Badah

Lá, também comemos um dos melhores tabules que já provei. Talvez seja uma questão apenas de gosto. Talvez os libaneses reprovem. Mas o fato é que eu gosto do estilo. É um tabule bastante carregado de salsinha:

Tabule com bastante salsinha

A salada Fatouche também merece destaque:

Salada Fatouche

Também fomos consumidores vorazes de homus, babaganouche, coalhada seca e quibe crú. Você pode pedí-los em porções separadas ou em trios. Nesta foto, um trio:

Coalhada, quibe crú e homus

Cebola picada e molho especial

Acima, o molho que acompanha o quibe crú. Este molho é uma criação Al Badah de uns 3 anos atrás. Nós tivemos a felicidade de participar dos testes antes de fixarem o molho no cardápio regular. Basicamente, é uma mistura de azeite e especiarias como o zátar. Muito bom! Vale provar!

Pão Sírio

Os pães sírios também são feitos na casa e chegam quentinhos e macios à mesa. Um espetáculo!

Dentre as esfihas, gostava muito da aberta de carne com coalhada, de calabresa, de brócolis com catupiry, e fechada de carne.

Esfiha aberta de carne com coalhada

Esfiha fechada de carne

Falafel não é muito a minha praia, mas a Glutinha adorava:

Falafel

O que eu posso dizer é que era bem sequinho, crocante por fora, macio e úmido por dentro.

Já os charutinhos de uva estavam presentes em 90% das vezes que estivemos por lá. Peça para trazerem com um pouco do caldinho e experimentem molhar o pão sírio neste molho e um pouco de azeite! Hummm… tá me dando água na boca só de pensar…

Charutinhos de folha de uva

Outra dica é cortar o charutinho ao meio, colocá-lo em pé e jogar azeite dentro. A propósito, o azeite é Carbonnel. Não se trata de óleo composto.

Uma boa pedida também é a Kafta de Cordeiro, que acompanha um delicioso molho de hortelã e arroz sírio:

Kafta de Cordeiro

Arroz Sírio

Como sobremesa, recomendamos o malabie, que é como se fosse um manjar com calda de ameixa (você também pode pedir a de damasco) e água de rosas. Nós preferíamos a de ameixa:

Malabie

Por fim, outra exclusividade da unidade da Vila Ema: o café com cardamomo. Para falar a verdade, tem no Shopping Vale Sul também, mas lá é sempre muito tumultuado, tem poucas cafeteiras para o movimento do restaurante e nunca conseguimos tomar o café lá.

Além de muito saboroso, o charme deste café está na sua preparação. O garçom traz a cafeteira globinho com água pré-aquecida e com algumas sementes de cardamomo. Em seguida, ele coloca uma lamparina embaixo do globo e acende o fogo.

Preparação do café

Após alguns minutos, a água ferve e ele coloca o recipiente com o pó de café na abertura superior do globo. A pressão faz a água subir pelo tubo e entrar no recipiente com café.

Segundo passo…

Apagado o fogo, a pressão no globo diminui e o café desce novamente, mas passando por uma tela de nylon que retém o pó.

E está pronto!

Café com cardamomo

Este café não tem apenas o charme da preparação, muito pelo contrário, o cardamomo realmente confere um aroma interessantíssimo. Em casa, passei a colocar algumas sementes de cardamomo na minha cafeteira italiana, que possui um processo fisicamente semelhante.

Por fim, dois itens importantíssimos: atendimento e preço.

Vamos combinar que São José dos Campos tem bons restaurantes, mas o atendimento é sofrível. Uma das poucas exceções é o Al Badah. O da Vila Ema, novamente se destaca. Ele possui garçons antiquíssimos, que devem estar lá desde a fundação.

Com relação ao preço, é possível comer bem com 20 reais por pessoa, se tiverem com um apetite moderado. Os mais esfomeados podem pagar uns 30 reais. Ou, no rodízio durante os almoços, poderá pagar 39 reais mais bebidas. Um excelente custo benefício.

Para nós, que tínhamos um ritmo um pouco atípico para a cidade, havia um outro diferencial: o horário de atendimento. O Al Badah abre todos os dias até às 23 horas ou meia-noite em dias mais agitados. Como frequentemente jantávamos após 21h30 e a maioria dos restaurantes fecham às 22hs e segundas-feiras, costumávamos ir muito ao Al Badah.

Nem preciso dizer que está na nossa lista dos imperdíveis, né?

Se quiser provar, seguem as coordenadas:

Al Badah – Vila Ema

Endereço: Rua Serimbura, 15, Vila Ema, São José dos Campos

Telefone: (12) 3923-2454

Site: http://www.albadah.com.br/

Gostou deste post? Então, siga-nos no Twitter: @EstomagoFeliz

  1. Mary
    01/10/2011 às 3:26 PM

    A P R O V A D Í S S I M O. Não houve nenhum exagero. As fotos estão lindas, pena que não dá pra fotografar o sabor. Coisa boa a gente faz propaganda de graça mesmo, porque merece.
    Faltou aquele docinho de nozes com mel …muuuito bom

  2. Denis
    09/02/2011 às 9:04 AM

    Vou pra SJC esses dias. Vou tentar almoçar por lá! Esse café me deixou curioso. O malabie tb, e o suco tb… ruim vai ser voltar dirigindo dps de comer tanto.

  1. 24/01/2012 às 12:52 PM
  2. 26/03/2011 às 8:16 PM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: