Início > Imperdiveis, Japoneses, São Paulo > Menu Degustação do Sushi Kiyo: para fazer seu estômago mega feliz!

Menu Degustação do Sushi Kiyo: para fazer seu estômago mega feliz!


Hoje é dia de falar sobre mais um restaurante de nossa lista de IMPERDÍVEIS, o Sushi Kiyo!

O Sushi Kiyo é um dos restaurantes mais tradicionais da cidade de São Paulo. Atualmente, é comandado pelo Chef Carlos Watanabe, um estudioso da culinária e da história japonesa. Formado em gastronomia, ele tenta aliar a modernidade ao rigor e tradição no preparo dos pratos servidos em seu estabelecimento.

Segundo o Carlos, seu pai, o Sr. Kiyomi Watanabe, é o segundo sushiman mais antigo em atividade na cidade.

Em nossa visita ao restaurante, além dos pratos divinamente preparados, tivemos o prazer de ouvir muitas boas estórias do Carlos e fomos os últimos clientes a sair. Recomendo que procurem conhecer o estabelecimento em dias de pouco movimento para poderem desfrutar da boa conversa e da aula sobre culinária japonesa.

Nossa aventura começou com uma pesquisa sobre o restaurante. A indicação partiu de alguns amigos muito confiáveis, mas tínhamos de verificar o que o Google tinha a dizer. Para resumir a pesquisa, a dica é ligar com alguns dias de antecedência e encomendar um dos menus degustação (se não me engano, a reserva deve ser feita com pelo menos dois dias de antecedência para que o Carlos tenha tempo de encontrar os melhores peixes e alguns ingredientes exóticos).  Outra dica é dar uma olhada no site: http://www.sushi-kiyo.com.br antes.

O nosso menu degustação começou com conserva de berinjela, de broto de feijão, pepino e cenoura,  e de bardana:

Conserva de berinjela, de broto de feijão, pepino e cenoura, e de bardana

Na sequência veio o sashimi de toro (toro é o mais nobre de todas as espécies de atum) e de buri (um peixe chamado Olho de Boi). Só posso dizer que vale a pena provar de tão bom que é!

Sashimi de Toro e de Buri

É claro que não poderia faltar uma sopa, no caso, de Shitake, Shimeji, Kamaboko (uma massa de peixe) e outros vegetais.

Sopa de Shitake, Shimeji, Kamaboko e outros

Depois da sopa, o primeiro prato “moderno” da noite: ceviche de vieiras e robalo. Eu adoro ceviche. Parêntesis para uma estória que só poderia partir de uma Cabeça de Gordo: lembro que minha vontade de comer ceviche começou quando eu era criança, com a epidemia de cólera, nos anos 80 ou 90, pois diziam que a origem do problema foi o Peru e um dos maiores problemas era o Ceviche, um prato tradicionalíssimo por lá, mas que era feito com frutos do mar marinados. Eu via as reportagens e ficava com vontade de comer aquilo! Depois disso, provei diversos ceviches e posso dizer que o do Kiyo foi um dos meus preferidos!

Ceviche de vieiras e robalo

Quinto prato (já passamos da metade): sushis de enguia (no canto superior esquerdo), ouriço (o laranjinha), salmão, buri e toro. Como adoramos coisas exóticas, tínhamos de provar os sushis de enguia e ouriço, claro! Qual o sabor? Vou ter de deixá-los curiosos até provarem. São meio esquisitos, mas interessantes.

Sushis de enguia, ouriço, salmão, buri e toro

Neste momento, já havíamos comido o suficiente, mas é claro que esta cabeça de gordo tinha de ir até o fim! Então, recebemos o sexto prato: o sushi patricinha.

O sushi patricinha é uma criação do chef Carlos: salmão grelhado ao molho teriyaki e raspas de limão. Segundo ele, um cliente reservou um menu degustação e pouco antes de ir ao restaurante, brigou com a mulher. Entretanto, resolveu ir mesmo assim, com uma amiga, mas ela não gostava de cozinha japonesa. Então, o Carlos improvisou o prato abaixo que acabou ficando no cardápio da casa. A estória é mais interessante e tem diversas nuances, porém, ela deve ser contada pelo Carlos. Quando forem lá, perguntem a ele por que o sushi Patricinha tem esse nome!

Sushi Patricinha

Depois do Sushi Patricinha, apertamos mais um pouco e conseguimos acomodar um tempurá de batata doce, abobrinha, berinjela, cenoura, shitake e camarão. Dizem que é um dos melhores tempurás da cidade. Não sei se é verdade, mas posso dizer que gostei! Estava bem sequinho e crocante.

Tempurá

Neste momento, já estava bastante satisfeito, mas ainda não havia acabado! Ainda provaríamos outro prato moderno e famoso da casa: o Carré de Tambaqui ao Molho Teriyaki:

Tem dois tambaquis inesquecíveis na minha vida: o do Dom Francisco, de Brasília, e o do Sushi Kiyo.

Por último, a sobremesa: tempurá de sorvete. Essa já uma sobremesa comum, encontrada em diversos restaurantes japoneses. Devo dizer que estava muito bem preparada.

Tempurá de sorvete

Vejam sua beleza interior:

Tempurá de sorvete aberto

Pelas fotos, nem preciso dizer que a apresentação dos pratos é uma das atrações.

Esse menu custou 150 reais por pessoa. As fotos mostram apenas porções individuais. Não é uma refeição barata, mas meu estômago ficou mega feliz e devemos reconhecer que os ingredientes são caros e exigem um cuidado especial tanto na escolha quanto no preparo.

Para quem quiser conhecer:

Sushi Kiyo

Rua Tutóia, 223, Paraíso, São Paulo, SP

Telefone: (11) 3887-9148

Site: http://www.sushi-kiyo.com.br

Gostou deste post? Então, siga o @EstomagoFeliz no Twitter para receber nossas atualizações!

  1. 01/12/2014 às 12:00 PM

    Muito obrigado pela visita e pelo ótimo comentário sobre a nossa degustação.
    Doumo Arigatou Gozaimasu!

  2. Salgueiro
    07/12/2010 às 5:26 PM

    “Cabeça de Gordo”

    Adorei as suas informações.
    Com certeza quando estiver em São Paulo vou consultar suas dicas.
    As indicações e as fotografias muito boas.
    O nome … bastante sugestivo.
    Saiba que foi um prazer revê-lo.Pena que o momento agitado do churrasco não permitiu que conversássemos um pouco mais.
    Abs
    Feliz Natal !
    Salgueiro

  1. 08/02/2012 às 11:51 AM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: