Início > Belem, Brasileiros, Imperdiveis, Paraense > Deu Na Telha em Icoaraci

Deu Na Telha em Icoaraci


Viajamos por uma hora e meia num ônibus comum de linha (leia-se sem ar condicionado!), num calor insuportável e do lado que batia sol (¬¬”) pra chegar à cidade de Icoaraci.  Atrativos da cidade: artesanato indígena feito de barro e um restaurante de comidinha local mais “autêntico”.

Tava descrito assim no cardápio: ‘Filhote à moda Ribeirinha – apresentamos esse filhote fresquinho da maré, grelhado, acompanhado de feijão de Santarém , arroz de jambú e exclusiva farofinha de pirarucu. R$45,00’

Simpática, né! 😉

Filhote à moda ribeirinha

Mesmo antes de sair do restaurante já tínhamos elegido este prato como um dos melhores desta expedição gastronômica ao Pará.

O filhote é o que se chama lá de peixe de pele ou de couro porque o raio do bichinho (que chega até 300kg) não tem escamas. Ai, ai, que mundo surpreendente, não?!

Bem, o peixe estava absolutamente ótimo. Tenro (essa palavra pode ser usada mesmo sem ser Natal), bem temperado, com aquele jeito de fresco mesmo, douradinho dos dois lados e em porção generosa para duas pessoas. Outra grande boa surpresa: o tal do feijãozinho de Santarém que ouvíramos falar tão bem dias antes. Lembra uma saladinha de soja, mas o feijãozinho é todo mimoso e tem um saborzinho muito fofinho… é, o sabor é fofo sim! Trouxemos 1kg desse grãozinho lindinho de souvenir.

Findada a seçãozinha meiga dos feijõezinhos, vale falar também do arroz de jambú. Boa proporção entre o arroz e a erva da língua dormente (é que o jambu deixa a língua meio boba, anestesiada e o wikipedia acabou de dizer que ela tem propriedades odontálgicas e anti-escorbúticas. Que bom, né!).

Eu adoro farofa e essa tava ‘da horinha’! Era do tipo sequinha, bem granulada e vinha na mesma quantidade que o arroz (por aí dá pra ver a  importância da farofa na composição do prato).

O Na Telha só não vai ficar com o nota máxima na avaliação desta humilde comedora porque o lugar não tem ar condicionado! (Amigo, se você nunca foi ao Pará, não ouse me chamar de fresca, o calor por lá não é brincadeira!).

Na Telha
Rua Siqueira Mendes, 263, Icoaraci, Belém, PA
Tel: (91) 3227-0853

Gostou deste post? Então, siga o @EstomagoFeliz no Twitter para receber nossas atualizações!

  1. Mara
    07/12/2010 às 9:31 AM

    oii samantha vi as postaguens dos pratos regionais paraenses..as fotos,os comentários e as críticas ficaram otimas, pois só quem vem á Belém pode observar a deficiência no setor de turismo e atendimento ao público, (por mais sejam estabelecimentos reconhecidos na cidade)e o calor enorme que faz aqui. Espero que você tenha levado muita coisa positiva , e sabe que quando quiser retornar sera bem vinda..:) foi um prazer enorme te conhecer..

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: