Início > Eventos Especiais, Mexicanos, São Paulo, Variados > O Restaurante Obá dá um Viva México!

O Restaurante Obá dá um Viva México!


No dia 15 de setembro, mexicanos do mundo inteiro vestem “verde, blanco y colorado” (as cores da bandeira) para comemorar sua independência.

Nossa primeira experiência com esta festa foi no ano passado. Estávamos em viagem pelo Canadá, hospedados na casa da Diana, uma mexicana que vive em Montreal e que conhecemos via Hospitality Club (parêntesis: esse blog é sobre comida, mas fica aqui a recomendação para que conheçam o Hospitality Club e Couch Surfing. É uma excelente maneira de conhecer lugares, pessoas e, é claro, a gastronomia local!). E ela nos levou a uma festa com direito a comida de mamãe mexicana: tacos, guacamole, tortillas, salsa, sour cream…

Este ano, descobrimos que o Obá estava organizando uma semana inteira de comemorações dos 200 anos de independência do México, com jantar especial no dia 15.

Então, lá fomos nós provar o menu degustação, a 79 reais por pessoa, que era composto de um petisco (Gorditas Patrióticas), uma entrada (panucho de cochinita pibil ou queso fundido com hongos ou chimichanga ou sopita de tortilla), um prato principal (pescado tikin xik ou cordero con chilmole y lentejas ou mole plobano ou puntas de filete al chiopotle) e uma sobremesa (tamalito de chocolate con piña ou pastel tres leches ou crepas de cajeta).

Começamos com as Gorditas Patrióticas, compostas por uma tortillita com salsa vermelha e outra com salsa verde, ambas com queijo e cebolinha:

A massa estava um pouco oleosa, mas até que estavam boas.

Após as Gorditas, pedimos o Queso Fundido com Hongos, um queijo assado com refogado de cogumelos variados, toque de pimenta e perfume de mastruz, acompanhado de tortillas e salsa mexicana:

Também estava bom, mas nada excepcional.

A segunda entrada foi o Panucho de Cochinita Pibil, uma tortilla recheada de feijão montada com carne de porco em molho de urucum e escabeche de cebola roxa:

Este estava mais interessante, mas o melhor ainda estava por vir…

Como prato principal, pedimos Puntas de Filete al Chipotle, que eram lascas de mignon em molho picante de tomate e chipotle, com arroz à moda mexicana, frijoles refritos e tortillas:

Hummm… Este foi o meu preferido!

E também pedimos o Cordero con Chilmole y Lentejas, um ensopado de cordeiro com lentilhas, preparados com uma mistura de pimentas queimadas estilo maia, arroz, tortillas e avocado:

Outro prato que estava muito bom! Parece uma feijoada, não?

E para finalizar, é lógico que não poderíamos dispensar as sobremesas. Pedimos o Tamalito de Chocolate con Piña, uma pamonha doce de chocolate, abacaxi e nozes, com molho de baunilha e chantilly por cima de um pastelzinho redondo:

O Tamalito estava meio sem graça, na minha opinião. Não que seja mal feito, acho que é apenas uma questão de gosto…

E a segunda sobremesa que partilhamos foi o Pastel Tres Leches, uma espécie de bolo:

Essa sobremesa era enorme e um pouco doce demais. Mas é gostosa!

Resumindo, o ponto alto do jantar foram os pratos principais, o atendimento não comprometeu e meu estômago saiu feliz.

O Obá é um restaurante interessante, que vale a pena conhecer, mas ainda não vai para a minha galeria dos Restaurantes Imperdíveis.

Gostou deste post? Então, siga o @EstomagoFeliz no Twitter para receber nossas atualizações!

  1. Sérgio
    17/09/2010 às 9:48 AM

    Muito boa as memórias deste estômago, realmente feliz… em contraponto, há os estômagos resignados que apenas satisfazem suas necessidades fisiológicas fornecendo ao corpo os nutrientes básicos à sua subsistência (quanta inveja!).

    Espero que este estômago feliz se recorde de mais eventos que possa compartilhar com outros estômagos curiosos e ávidos por aventuras e, obviamente, esperançosos por boas recordações.

    Um grande abraço estomacal!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: